Início » Conheça One Piece

Conheça One Piece

One Piece (ワンピース) é um mangá escrito e ilustrado por Eiichiro Oda. One Piece começou a ser publicado no dia 4 de agosto de 1997 e atualmente é um dos mangás mais bem sucedidos do Japão, tendo vendido mais de 345 milhões de cópias só em volumes fechados (tankōbon).

A trama começa mostrando Gol D. Roger, o Rei dos Piratas. Pouco antes de ser executado pelo Governo Mundial por atividades consideradas subversivas, Gol D. Roger anuncia ter deixado todo seu tesouro escondido em Raftel, uma ilha lendária, o qual concederia a quem o encontrasse riqueza, fama e poder além da imaginação de qualquer um. Suas palavras foram o estopim da Grande Era dos Piratas, inspirando centenas de homens e mulheres a se tentarem a sorte no mar em busca deste tesouro, conhecido como One Piece.

gol-d-roger-one-piece

Vinte e dois anos depois, o pequeno Monkey D. Luffy sonha em encontrar o One Piece e tornar-se o novo Rei dos Piratas, inspirado por Gol D. Roger, seu ídolo e também por Shanks, o Ruivo, um pirata que costuma aportar com frequência na ilha onde Luffy mora, por quem o garoto nutre uma grande admiração.

Luffy acidentalmente come a Gomu Gomu No Mi, uma Akuma No Mi (Fruta do Diabo), que dá ao seu corpo propriedades de borracha mas, em compensação, ele jamais poderá nadar.

Ao completar 17 anos, Luffy sai de sua vila natal na esperança de conquistar o One Piece. Para isso, ele tem que recrutar uma tripulação forte e confiável para enfrentar os perigos do mar em busca de seus sonhos.

luffy-one-piece-partindo-da-vila-fuschia

One Piece é uma história de ação e aventura repleta de humor e também de momentos dramáticos emocionantes. Através de seus personagens, One Piece trás uma mensagem positivista de jamais desistir de seus sonhos.

Apesar do sucesso estrondoso que faz no Japão, One Piece não é tão conhecido no Ocidente como outros mangás e animes como Naruto, por exemplo, devido aos baixos investimentos em marketing fora do continente asiático.

Grande parte da base de fãs de One Piece no Ocidente é fruto do incessante trabalho e divulgação de fansubs e scanlators.

GEOGRAFIA

One Piece se passa em um mundo próprio com uma geografia bastante peculiar.

Os Quatro Mares

Em One Piece há quatro grandes oceanos chamados de “Blues”: East Blue, West Blue, North Blue e South Blue (Leste, Oeste, Norte e Sul, respectivamente).

one-piece-quatro-mares-2

Cada um desses oceanos possui uma infinidade de ilhas e fazem fronteira com a Red Line (Linha Vermelha).

Há poucas informações sobre esses oceanos em geral. O mais destacado na história é o East Blue, onde tanto Gol D. Roger quanto Luffy nasceram. Considerado o mais fraco de todos os oceanos, o East Blue se conecta à Grand Line através da Montanha Reversa.

Montanha Reversa

montanha-reversa

Localizada em um ponto onde os quatro oceanos se encontram, a Montanha é uma das entradas para a Grand Line através de uma correnteza peculiar que faz com que a água suba pela montanha.

Viajar pela Montanha Reversa é uma Aventura perigosa e muitos navios não resistem à jornada devido às águas perigosas do local, se chocando contra as paredes da Montanha.

Red Line

one-piece-grand-line-vs-red-line

A Red Line consiste em um grande continente equatorial que se estende por todo o mundo, do Norte ao Sul, fazendo uma linha perpendicular com a Grand Line, traçando assim os limites dos quatro oceanos.

A Capital Mundial está em algum local ainda não revelado da Red Line.

Grand Line

one-piece-quatro-mares

A Grand Line segue uma linha imaginária que vai do noroeste até o sudoeste, atravessando o mundo em uma perpendicular com a Red Line.

Há uma infinidade de ilhas diferentes com climas e métodos de navegação bem distintos entre si. Ela é conhecida como “cemitério de piratas”, devido a grande quantidade de perigos que abriga.

Na Grand Line há os chamados Calm Belt, que são trechos de mar paralelos à Grand Line, que não têm vento (i.e. não é possível navegar) e é onde ficam os mais temidos Reis dos Mares.

one-piece-calm-belt

Não é possível entrar na Grand Line diretamente por causa do Calm Belt, por isso é necessário fazer desvios, como pela Montanha Reversa, que é um ponto que liga os quatro mares à Grand Line.

De acordo com a lenda, no final da Grand Line está Raftel, ilha onde está o One Piece.

Novo Mundo (Shinsekai)

É a segunda parte da Grand Line, uma região extremamente perigosa onde somente os mais fortes conseguem navegar. O acesso ao Novo Mundo se dá pela Ilha dos Tritões, a 10 mil metros de profundidade. Devido à imensa pressão submarina e outros perigos tais como vulcões submarinos, criaturas monstruosas e oposição de outros piratas, somente 30% dos navios que tentam chegar ao Novo Mundo conseguem fazer a travessia.

 

ORGANIZAÇÃO POLÍTICA

Em One Piece há três facções principais: Governo Mundial, Revolucionários e Piratas, os quais apresentam diferentes divisões e/ou tripulações.

Os dois grupos mais recorrentes na história são os piratas, divididos em uma infinidade de tripulações distintas e a Marinha, a força policial do Governo Mundial, responsável pela segurança dos cidadãos e por executar as leis do Governo.

PIRATAS (Kaizoku)

one-piece-bandeira-pirata

Diversas tripulações piratas vagam pelos mares com objetivos diferentes. Alguns saqueiam cidades em busca de tesouros e outros estão somente em busca de aventuras e renome. Cada tripulação tem sua própria Jolly Roger e características específicas.

Geralmente temidos pelos civis, piratas são incessantemente perseguidos pela Marinha. Os piratas mais fortes e perigosos costumam estar na Grand Line.

Yonkou

Os Yonkou são os quatro capitães piratas mais notórios e mais poderosos do mundo. Cada um deles é autômo e independente na maioria das circunstâncias, sem cooperação mútua porém sem inimizades entre si. Atualmente, todos eles residem no Novo Mundo, a segunda metade da Grand Line.

Devido ao seu grande poder e influência, os Yonkou geralmente conseguem fazer o que bem entendem, sendo chamados de Imperadores Piratas. Eles são considerados uma das três forças que mantém o equilíbrio mundial, juntamente com a Marinha e os Shichibukai.

GOVERNO MUNDIAL (Sekai Saifu)

governo-mundial-one-piece

Trata-se de uma organização política que governa a maior parte do mundo. Encabeçado pelos Gorosei (um conselho formado por Cinco Anciões), o Governo está aliado com 170 países que têm autonomia para seus próprios assuntos internos (a maioria deles sendo monarquias), mas que ainda sim são subordinados ao Governo Mundial, o qual tem poder para intervir nesses reinos países quando necessário.

Marinha (Kaigun)

one-piece-marinha

A Marinha é o poderio militar do Governo Mundial, fazendo forte oposição às atividades piratas em geral. A presença da Marinha é vista em todos os continentes, mas em especial na Grand Line, onde se localiza seu quartel general.

Encabeçada pelo Almirante da Frota, a principal função da Marinha é manter a ordem pública e combater qualquer um que se oponha ao Governo.

Hierarquia da Marinha:

  • Almirante da Frota (元帅, Gensui)
  • Almirante (大将, Taishō)
  • Vice-Almirante (中将, Chujo)
  • Contra-Almirante (少将, Shoshō)
  • Comodoro (准将, Junshō)
  • Capitão (大佐, Taisa)
  • Comandante (中佐, Chūsa)
  • Tenente Comandante (少佐, Shōsa)
  • Tenente (大尉, Taií)
  • Tenente Junior (中尉, Chui)
  • Oficial (少尉, Shōi)
  • Suboficial (准尉, Jun’i)
  • Suboficial de Primeira Classe (曹长, Soco)
  • Suboficial de Segunda Classe (军曹, Gunso)
  • Suboficial de Terceira Classe (伍长, Gocho)
  • Marinheiro de Primeira Classe (一等兵, Ittōhei)
  • Aprendiz de Marinheiro (二等兵, Nitōhei)
  • Marinheiro Recruta (三等兵, Santōhei)

Shichibukai

one-piece-shichibukai

Os Shichibukai são sete piratas renomados aliados ao Governo. A aliança lhes concede perdão por seus crimes e suspensão das recompensas por suas cabeças. Eles têm permissão para atacar outras tripulações piratas desde que repassem ao Governo 10% do dinheiro pilhado.

A presença dos Shichibukai serve para intimidar outros piratas, reforçando o poder do Governo Mundial e lutando contra ameaças à estabilidade política ou militar quando necessário. Os Shichibukai também são uma das três forças que mantém o equilíbrio mundial, juntamente com a Marinha e os Yonkou, os Imperadores Piratas.

REVOLUCIONÁRIOS

one-piece-revolucionários

Pouco se sabe sobre os Revolucionários além de que se trata de uma organização empenhada em derrubar o Governo Mundial, pelo que são considerados a maior ameaça à paz e à estabilidade mundial.

Ainda não foi revelado o que exatamente os Revolucionários fazem para se opor ao Governo ou como eles convencem outros países a aderirem sua causa.

Os Revolucionários são liderados por Dragon, considerado o inimigo número 1 do Governo.