Início » Destaques » Eiichiro Oda fala sobre sua saúde e sua rotina de trabalho

Eiichiro Oda fala sobre sua saúde e sua rotina de trabalho

O jornal oficial de One Piece, lançado esta semana como parte da campanha promocional de Film Gold, contou com uma entrevista exclusiva de Eiichiro Oda, na qual o mangaká fez diversas declarações interessantes sobre sua rotina e métodos de trabalho, além de dar uma estimativa de quando pretende encerrar One Piece.

***

Quatro anos atrás você disse “Fico bem só com café e Coca-Cola”, mas ouvimos dizer que você passou a se importar mais com a saúde e começou a beber bastante água.
Tento beber dois litros de água por dia. Simplesmente beba um pouco de água e você ficará bem… a água limpa tudo.

Também ouvimos dizer que você começou a usar equipamento de academia.
Eu intencionalmente posicionei o equipamento de modo que ele bloqueasse o caminho entre a sala da equipe e o meu escritório. Desse modo, eu tenho que usá-lo. Mas eu sempre acabo batendo o dedinho do pé, isso dói (risos).

Quatro anos atrás, você nos disse “Vou para a cama às 2 da manhã e acordo às 5 para trabalhar nos manuscritos. Tenho feito isso por 15 anos, então isso afetou mesmo o meu corpo.” Você aumentou suas horas de sono desde então?
Basicamente… não mudei. Trabalho de acordo com meus prazos, então estou tão ocupado quanto quando eu era mais jovem e consegui me habituar com três horas de sono. E se eu dormir por mais horas, tenho que compensar tirando tempo de alguma outra coisa que tenho que fazer. Eu não gosto disso, então meus horários não mudaram. Se eu decido dormir por quatro horas, fico receoso por causa dessa hora a mais. Mas depois de entregar o manuscrito, eu me dou um dia para dormir a vontade. Me habituei a compensar o sono perdido desta maneira desde quando eu era mais novo, então é assim que ajusto as coisas, deixando todo o resto uma bagunça.

Quatro anos atrás você disse, “Fazem dois anos que tenho dito que chegamos à metade da história. Agora, estamos em 60%”. Como estão as coisas agora?
Eu diria que cerca de 65%. Preciso de coragem para descartar algumas das ideias que eu tenho. É uma corrida contra o tempo entre os anos de vida que me restam e o final do mangá (risos). Não poderei fazer outra série longa depois de One Piece.

One Piece está 65% concluído, diz Eiichiro Oda

Algumas citações de Oda durante a entrevista traduzidas por @sandman:

Fico mais feliz se crianças curtem ler meu mangá. Mas já que a minha audiência está crescendo, seria incrível se eles lessem One Piece com seus filhos.

One Piece está se focando em Sanji agora. Aguarde os futuros rumos da história!

Origem de Sanji será revelada em 2016

Quando Kaidou apareceu pela primeira vez, eu disse que Luffy ainda não poderia derrotar um personagem tão forte. Eu ainda não sei como Luffy derrotaria Kaidou. Provavelmente minha audiência não ficaria satisfeita se Kaidou fosse derrotado só porque o soco do Luffy é muito forte, então tenho que encontrar uma solução de alguma maneira.

One Piece ficará muito mais interessante no futuro uma vez que estou selecionando as ideias cuidadosamente hoje em dia. Algumas pessoas estão seriamente preocupadas com a minha saúde, mas não se preocupem demais, pois eu sou bem forte.

Outras informações reveladas durante a entrevista:

  • O entrevistador perguntou a Oda se ele teve problemas de saúde agora que chegou aos 40. Oda afirma que sua saúde não é boa, mas ele consegue criar um mangá interessante graças ao pouco sono e esforço em sua obra. Ele também diz que seria ótimo poder desenhar um bom mangá com oito horas de sono.
  • A editora Shueisha lhe permite tirar mais folgas hoje em dia. Oda especula que eles têm medo de One Piece acabar por causa de seus problemas de saúde. Como mencionado anteriormente, Oda foi hospitalizado depois de Film Z e sua equipe finalmente percebeu que se ele continuasse trabalhando naquele ritmo, não iria aguentar por muito tempo, mas depois ele acabou se envolvendo em outro filme de One Piece.
  • Há muitas coisas que Oda gostaria de desenhar, então ele insere os temas nas ilhas. Em Punk Hazard, por exemplo, consistia originalmente de uma ilha de fogo e uma ilha de gelo. Dressrosa originalmente consistiria de ilhas menores e uma ilha da paixão. Mas, ao contrário de suas expectativas, ele levou o dobro do normal para desenhar esses arcos.
  • Depois de concluir One Piece, Oda gostaria de fazer viagens no estilo de Buratamori, um popular programa de TV japonês que visita várias regiões japonesas, revelando curiosidades sobre cada local.
  • O entrevistador pergunta se Oda gostaria de desenhar novamente uma vez por mês após a conclusão de One Piece e o mangaká nega instantaneamente.

Mais curiosidades:

  • Recentemente, Oda passou a gostar da idol Ikumi Hisamatsu.

Ikumi-Hisamatsu

  • Oda às vezes toca na picape de DJ em seus estúdio.
  • Oda tem uma TV de 100 polegas. Ela era muito grande para passar pela entrada, então foi necessário aumentar a porta.

Fontes:
One Piece Podcast
Arlong Park

 

Confira também

Shonen Jump anuncia 10 projetos em comemoração aos 20 anos de One Piece

Comemoração do aniversário de 20 anos de One Piece na Shonen Jump vai contar com mangá sobre Oda escrito pelo autor de Toriko e várias outras novidades.