Início » Eiichiro Oda » DEBATE | Você continuaria lendo One Piece se Oda fosse acusado de assédio ou pedofilia?

DEBATE | Você continuaria lendo One Piece se Oda fosse acusado de assédio ou pedofilia?

O mangaká Nobuhiro Watsuki, o criador de Samurai X, foi indiciado nesta segunda-feira por posse de pornografia infantil.

De acordo com as autoridades japonesas, foram encontrados em sua residência DVDs eróticos com meninas menores de idade. Nobuhiro teria confessado se sentir sexualmente atraído por garotas em idade escolar, especialmente entre o fim do primário até o segundo ano do ginásio.

Como não poderia deixar de ser, os fãs de Samurai X, tanto no Brasil quanto no exterior, expressaram consternação e decepção com o ocorrido, sendo que vários afirmaram que passarão a boicotar Nobuhiro, apesar do apreço à sua obra.

No entanto, qual seria a reação dos leitores e espectadores de One Piece caso algum escândalo semelhante envolvendo Eiichiro Oda viesse à tona?

Desenho feito em 2012 por Oda em homenagem à ‘Samurai X’.

Infelizmente, Nobuhiro não foi o primeiro mangaká bem sucedido a se envolver em um caso semelhante. Em 2002, Mitsutoshi Shimabukuro, então com 27 anos, foi preso por prostituição juvenil. Entre outras infrações, ele teria pagado por sexo para uma garota de 16 anos.

Shimabukuro foi condenado a dois anos de prisão. A pena foi suspensa, porém a editora Shueisha decidiu cancelar seu mangá, Seikimatsu Leader Den Takeshi!

Oda iniciou sua carreira como assistente de Nobuhiro em Samurai X, permanecendo um grande admirador de seu mentor, além de ser amigo próximo de Shimabukuro.

Alega-se que ele teria ajudado Shimabukuro a retomar sua carreira após o escândalo. Em 2008, Shimabukuro lançou Toriko, que se tornou um grande sucesso na Weekly Shonen Jump, chegando a ganhar um crossover com One Piece e Dragon Ball.

Salientando que, obviamente, a conduta dos amigos de Oda de maneira alguma implica que o mangaká seja conivente com este tipo de comportamento. Não são incomuns os casos em que pedófilos, estupradores e outros criminosos do gênero exerçam suas atividades sem qualquer conhecimento de pessoas mais próximas.

Porém, na eventualidade de surgimento de acusações semelhantes, qual seria o impacto do fandom de One Piece, que continua firme no posto de mangá mais vendido da história?

Em enquetes realizadas tanto no Reddit quanto no fórum Oro Jackson, a maioria dos fãs admite que, embora decepcionados com um atitude desse nível, não deixariam de consumir o mangá e tentariam dissociar a arte do artista. Afinal, são muitos anos emocionalmente investidos na obra.

E você? Passaria a boicotar One Piece ou continuaria acompanhando a obra?

Fontes: ANN, OJ, Reddit e TGL

Confira também

Ator principal de peça teatral de One Piece se fere no espetáculo e recebe mensagem de Oda

Ichikawa Ennosuke, que interpreta Luffy em 'One Piece Super Kabuki' quebrou o braço ao cair de uma estrutura no palco.